Main » Articles » Estádios da Copa do Mundo

Um novo Mané Garrincha - Estádio Nacional Mané Garrincha

Lots of possibilities O palco do Distrito Federal para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo terá capacidade para 72 mil torcedores. Todos os assentos - retráteis e marcados, em tons de vermelho - serão cobertos e ficarão a uma distância inicial de apenas 7,5m do campo.

Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", a cobertura do estádio é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas revestida por uma membrana autolimpante, que não pega fogo e reflete os raios ultravioleta. Na arquitetura, chamam a atenção os 288 pilares que circundam a nova arena, com mais de 36m de altura cada.

As áreas do público estão dividas entre arquibancada inferior, intermediária e superior. Há 74 camarotes e área especial para 2.850 jornalistas. Os acessos foram projetados pensando em praticidade, segurança e rapidez. A arena conta com área social de passeio e lazer, com 40 bares, quatorze lanchonetes e dois restaurantes. Os investimentos totais são da ordem de R$ 1,015 bilhão.

Outra marca da nova arena é a preocupação com o meio ambiente, o que poderá fazer do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha o primeiro na história a receber o selo LEED Platinum, o certificado máximo de sustentabilidade.





Brasília sediará a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 entre Brasil e Japão, às 16h do dia 15 de junho. No ano seguinte, a capital federal terá posição de destaque no calendário do Mundial e receberá sete jogos.

O Estádio Nacional receberá a Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014. Além disso, sediará um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (5 de julho). A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugar também ocorre no Estádio Nacional, dia 12 de julho.

Além do Brasil, os torcedores que estiverem em Brasília acompanharão, na primeira fase, outras duas seleções cabeças de chave. Em 15 de junho, entra em campo a principal equipe do Grupo E. Em 19 de junho, o confronto terá a seleção mais forte do Grupo C. A capital federal também terá um jogo do Grupo G, pela primeira fase, no dia 26 de junho.

Total comments: 0
Add your comment
Nome *:
Email *:
Código *: