Main » Articles » Estádios da Copa do Mundo

O primeiro a ser entregue - Castelão

Lots of possibilities O estádio de Fortaleza para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo foi o primeiro dos 12 em obras no Brasil a ser entregue. A cerimônia ocorreu em 16 de dezembro de 2012, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

O Castelão tem 63.903 assentos e recebeu investimento de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento federal. O estádio será sede de seis partidas da Copa do Mundo de 2014: quatro jogos na primeira fase, sendo um da Seleção Brasileira, e outros dois com cabeças de chave (D1 e G1), além de uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final.

Na Copa das Confederações da FIFA 2013, Fortaleza receberá três jogos. São dois pela fase de grupos - Brasil x México (19 de junho) e Espanha contra o campeão da África (23 de junho) - e uma semifinal, no dia 27 de junho.

A estrutura que cobre a arena tem revestimento termoacústico translúcido, para proporcionar aos torcedores uma sensação térmica agradável, em função dos altos índices de insolação da capital cearense. Os 68 pilares de 42 metros de altura que envolvem o estádio dão sustentação ao “teto” do Castelão.

A cor verde-claro dos 63.903 mil assentos foi desenvolvida especificamente para o Castelão, com a intenção de lembrar as cores da bandeira do estado do Ceará. Os assentos são desenvolvidos para serem resistentes ao fogo — não propagam chamas em caso de incêndio — e contra raios ultravioleta.

Outra característica do material é a resistência. As cadeiras são retráteis — recolhidas automaticamente quando ficam sem peso em cima — e só podem ser arrancadas com a utilização de ferramentas.

O estádio conta, ainda, com 52 camarotes, divididos em dois níveis. Todos mobiliados com cadeiras mais confortáveis, mesa, estofados, banheiro privativo, pia e balcão. Cada camarote receberá até 25 pessoas. Além deles, há o camarote presidencial, ainda maior. Comporta 80 pessoas e conta com cozinha exclusiva.
Luz, grama e placar



Quando os jogos são realizados à noite, 332 refletores, cada um deles com dois mil Watts de potência, ajudam a garantir a visibilidade em cada ponto do gramado, que tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

Gramado, aliás, que é do tipo Bermuda, da variedade Celebration, especial para cidades de clima tropical. Um projeto de drenagem informalmente chamado de "espinha de peixe" foi instalado. "É como se você estivesse vendo uma espinha mesmo, com todas as partes ligadas às laterais do campo para fazer a água em excesso circular”, afirmou o secretário de Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa.

Para garantir que todas as informações necessárias cheguem aos torcedores, há dois placares nas extremidades do campo. Com telas de LED, formato widescreen e 90 metros quadrados, cada um deles está preparado para difundir informações multimídia numa tela equivalente à de uma TV de 580 polegadas. Paralelamente, o sistema de áudio conta com 960 sonofletores, para garantir qualidade acústica no campo e para os torcedores.
Source: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/fortaleza/arena
Total comments: 0
Add your comment
Nome *:
Email *:
Código *: