Main » Articles » Estádios da Copa do Mundo

Cinco duelos no Beira-Rio

Lots of possibilities Sede de cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 e casa do Internacional, o Beira-Rio entrou em maio de 2013 com quase 70% das obras finalizadas. O trabalho agora se fixa na instalação das 65 folhas da nova cobertura na construção das 14 torres de circulação. O trabalho de alvenaria superou os 80%. Os banheiros estão em fase de acabamento e os primeiros dos 81 sanitários vão ser entregues em maio. A entrega está prevista para dezembro de 2013. Os investimentos no novo estádio chegarão a R$ 330 milhões, sendo R$ 235 milhões de financiamento federal.

O gramado já está plantado. É constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas importadas da Europa. Essas fibras são adicionadas à mistura de areia e turfa, através de um misturador instalado na obra. A grama - do tipo tifgrand - será usada pela primeira vez no Brasil. É uma evolução da espécie Bermuda, e uma das suas características é a maior resistência às baixas temperaturas. Outros diferenciais são a resistência ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.

Já o sistema de drenagem a vácuo garante condições de jogo até mesmo sob fortes chuvas. O sistema ocasionará, também, a circulação de ar em todo o campo de jogo durante condições de calor e umidade criadas pelo microclima interno do estádio.

O novo Beira-Rio receberá uma moderna cobertura metálica, que protegerá 100% dos lugares do estádio, as rampas e os acessos aos portões. A arquibancada inferior será ampliada e ficará mais próxima do campo, e todo o anel inferior passará a contar com camarotes e suítes. A capacidade do estacionamento será ampliada para 8 mil vagas.

Sustentabilidade

Um dos diferenciais do Beira-Rio, que faz com que os responsáveis pelo projeto apostem na obtenção da certificação ambiental LEED, concedida pela organização não governamental Green Building Council (CGB), é a cobertura do estádio.

O “teto” será de membrana de politetrafluoretileno (PTFE), material com maior durabilidade, que absorve menos calor. Segundo representantes do clube, a cobertura é "autolimpante", usa o mínimo de água possível e reduz a absorção do calor. Em Porto Alegre, há uma estação quente e seca e outra fria e úmida. Assim, a cobertura é vista como um importante investimento para garantir o conforto térmico dos torcedores.

Outras ações previstas na área de sustentabilidade do empreendimento são a compostagem dos resíduos orgânicos, estacionamento preferencial para veículos menos poluentes, recolhimento da água da chuva, com reservatório embaixo da arquibancada que levará a água para a irrigação do gramado, além da transformação do concreto das demolições em brita reciclada para ser usada na própria obra
Source: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/portoalegre/arena
Total comments: 0
Add your comment
Nome *:
Email *:
Código *: