Main » Articles » Cidades Sede

Tradições preservadas - Porto Alegre

Lots of possibilities O Rio Grande do Sul reúne uma matiz diferente da cultura brasileira. Um estado de forte e crescente indústria, o maior produtor de grãos do país e um dos maiores produtores pecuários, o estado mantém intactas suas tradições, formadas de uma mistura de sotaques, principalmente italianos, alemães, índios, portugueses e espanhóis.

Uma região rica em cultura, de excelente gastronomia e a maior produtora de vinhos brasileira, o Rio Grande do Sul reserva a seus visitantes uma imensa hospitalidade em suas montanhas frias no inverno, nas estâncias dos pampas - onde se pode observar de perto as tradições gaúchas (que incluem o churrasco e o chimarrão) - e na capital Porto Alegre, sede cultural do Estado e palco de cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Quatro pela primeira fase e uma das oitavas de final. Todos os jogos serão disputados no Beira-Rio, estádio do Internacional (RS).

Quem lá aportar durante o torneio rapidamente conhecerá o Lago Guaíba, que recorta a capital gaúcha de norte a sul e lhe proporciona uma orla de 72 km de extensão. Porto Alegre é uma cidade cosmopolita e que sabe valorizar as múltiplas expressões e as diferentes origens étnicas e religiosas que formam sua cultura. Hoje, com mais de 1,4 milhões de habitantes, tornou-se um polo comercial de bens e serviços e um reduto da tecnologia a serviço da população. Multifacetada também na paisagem, Porto Alegre se desdobra em três sub-regiões: na planície, ganha destaque a efervescência urbana, com opções de teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas, em uma agenda de eventos que se distribuem em 13 centros culturais, 50 museus e memoriais, mais de 30 espaços teatrais e 64 salas de projeção.





Já na orla do Guaíba, gaúchos e visitantes desfrutam do famoso pôr do sol. De lá, também é possível apreciar a obra vanguardista do arquiteto português Álvaro Siza, materializada no prédio do museu da Fundação Iberê Camargo, centro irradiador de arte moderna e contemporânea. Por fim, a cadeia de morros proporciona vistas privilegiadas das águas calmas do Guaíba, assim como passeios pela zona rural, incluindo áreas de preservação ambiental e biológica.
Migrações

Os primeiros a chegar à região foram os espanhóis. Padres jesuítas criaram os Sete Povos das Missões, onde catequizavam os índios e os protegiam da escravidão disseminada pelos portugueses. A primeira redução fundada foi São Francisco de Borja, fundada em 1682, atual São Borja na fronteira com a Argentina.

As missões eram vistas pelos portugueses como uma barreira à sua ambição de estender as fronteiras da coroa (que terminava em Laguna (SC), segundo o Tratado de Tordesilhas) até a bacia do rio Prata. Além disso, o sucesso da criação de gado na região também tornava a região cobiçada por portugueses e espanhóis. Em meados do século 17, os conflitos se acirraram e Portugal tomou posse das terras. Hoje, as ruínas das Missões Jesuíticas estão entre as grandes atrações turísticas do Estado.

A chegada de imigrantes europeus mudaria por completo a trajetória da região. Alemães e italianos levaram para lá suas culturas que são até hoje fonte de inspiração para o Estado. No caso dos italianos, a cultura do vinho encontrou na região uma terra fértil. Essa tradição se tornou um grande negócio: a Rota dos Vinhedos pela Serra Gaúcha permite a realização de turismo de enologia, com produtos que a cada ano ganham mais qualidade. Na mesma região, a oferta de cantinas e restaurantes italianos garantem a autenticidade de sabores italianos.





Gramado e Canela são as principais atrações da Rota Romântica, onde o chocolate, o frio e os passeios por parques e pequenas cidades garantem passeios agradáveis. Porto Alegre, a capital, se prepara para sediar a Copa 2014. Lá está umas das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o Grenal, como é conhecida a disputa entre os dois grandes times do Estado: Grêmio e Internacional. Boa comida, bom vinho, ótimas histórias e paisagens inesquecíveis são alguns dos motivos para não perder a oportunidade de conhecer a região.


Sabores

Qualidade e variedade na oferta são dois pontos fortes da culinária gaúcha. O traço multicultural de sua gastronomia é herança das várias etnias que colonizaram a região. Das churrascarias, que assam carne diretamente na brasa, com ou sem emprego de esperto, fazendo dela o principal prato regional, à culinária típica de inúmeros países, a lista de opções é extensa e merece ser parte importante do roteiro. Outra iguaria que vale a pena provar é o chimarrão, bebida tradicional preparada com erva-mate para ser tomada tanto no inverno quanto no verão em uma cuia.

FICHA
População: 1.409.939 habitantes
Área: 496,827 km2
Altitude: 10 metros
Código de área: 51
Tensão elétrica: 127 V
Clima: Subtropical úmido.
Temperatura: média de 19,5 oC
Vegetação: Mata Atlântica, charco e pampa

Feriados locais

2 de fevereiro: Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
20 de setembro: Revolução Farroupilha

Página oficial da cidade e da secretaria de turismo
Prefeitura de Porto Alegre - www2.portoalegre.rs.gov.br
Porto Alegre Travel: www.portoalegre.travel

Centro de atendimento ao turista
Centro de Informação Turística (CIT) Linha Turismo
Endereço: Trav. do Carmo, 84 - Cidade Baixa
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Telefone: (51) 3289-0176

CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho
Endereço: Av. Severo Dulius, 90010 - São João
Horário: diariamente, das 8h às 22h
Telefone: 0800-517686

Postos para câmbio

As casas de câmbio podem ser encontradas no centro da cidade, no aeroporto e nos shopping centers

Fonte: Ministério do Turismo
Source: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/portoalegre/cidade
Total comments: 0
Add your comment
Nome *:
Email *:
Código *: