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Maior obra da Infraero para a Copa, aeroporto de Manaus está 66% concluído

Lots of possibilities A maior obra da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nos aeroportos brasileiros está com dois terços do projeto concluído. Os novos estacionamento e o terminal de passageiros do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, vão mais que dobrar a capacidade de recepção do local, que passará de 6,4 milhões para 13,5 milhões de pessoas por ano. Com previsão de entrega para dezembro de 2013, o empreendimento tem investimento de R$ 344 milhões.

O destaque da reforma que teve início em novembro de 2011 é a divisão do aeroporto em dois níveis: o inferior para desembarque e o térreo para embarque. “Quando você tem o aeroporto em um nível, você tem só um meio fio para embarque e desembarque, o que não é bom para o terminal, porque começa a congestionar uma faixa. Esse projeto traz esse ganho”, afirma o superintendente regional da Infraero Rubem Ferreira Lima. Segundo ele, o aeroporto, inaugurado em 1976, necessitava da modernização em função das mudanças dos tipos de aeronaves e do aumento da demanda de voos para a capital amazonense. “A gente percebe essa alteração do mix de aeronaves e uma nova demanda, principalmente de voos internacionais”.



Dentro do cronograma, algumas etapas do empreendimento serão entregues no próximo mês. “A gente vai liberar novas áreas para a população usar. Enquanto isso, as áreas que estão sendo utilizadas agora vão ser reformadas. Em setembro, temos algumas entregas programadas e vamos dar início à operação assistida. Se der algum problema operacional ou técnico, teremos equipes para fazer os ajustes para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, detalha , o superintendente de obras do Centro-Oeste, Norte e Nordeste da Infraero, Magno de Carvalho.

O antigo Terminal de Passageiros, que não deixou de funcionar enquanto o novo espaço está sendo construído, entrará em reforma e no futuro abrigará as salas de embarque e desembarque. “Toda essa obra está acontecendo com o aeroporto em operação, não tivemos nenhum voo atrasado em função das intervenções. Foi um planejamento bem definido para não gerar prejuízos para passageiros e companhias”, afirma Magno de Carvalho.

Melhorias


São 1.200 operários trabalhando nas obras do aeroporto de Manaus. A estrutura passará a contar com salas remotas para passageiros que entram e saem dos aviões. “Com isso, você não atende somente pontes de embarque, mas também uma demanda de posições remotas, para ajustar grandes aeronaves. Às vezes há um voo charter (fretado), que não vem para a ponte, porque elas estão ocupadas com voos regulares, então podemos atender a essa demanda com uma posição remota e uma sala remota”.

Atualmente, o aeroporto conta com seis pontes de embarque e desembarque. Com a obra finalizada, serão oito, com a construção de uma ponte em cada extremidade do terminal. Internamente, o terminal será dividido em três níveis, sendo que o último contará com a praça de alimentação e as salas dos órgãos públicos e de administração. Os passageiros passarão a ter 87 balcões de check-in, 16 elevadores sociais e 13 escadas rolantes, além de 113 lojas. Serão 2.670 vagas de estacionamento nos dois primeiros níveis do Eduardo Gomes, sendo 188 reservadas para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Os elevadores, escadas rolantes e o piso tátil complementam o atendimento às normas de acessibilidade.



Mais voos


O aumento da segurança, do conforto e da capacidade do aeroporto de Manaus serão fatores para a cidade conseguir atrair mais voos internacionais, segundo o superintendente Rubem Lima. “A reforma vai beneficiar os países sul-americanos com essa facilidade de deslocamento para cá. Você tem a Venezuela, o Peru, a Bolívia e a Colômbia, que estão próximos. De repente, algum desses países decide por um voo passando por Manaus para ir a Brasília. Fica mais fácil até mesmo se for sair para o nordeste brasileiro”, diz Rubem Lima.

A pista e o pátio de aeronaves não necessitarão passar por intervenções para 2014, mas os preparativos para possíveis ampliações estão sendo feitos. “Na escavação, retiramos mais de 400 mil m³ de terra. Originalmente, seria colocada em alguma área para descarte, mas estudamos uma área e fizemos aterro, num local com mais de 40 metros de profundidade, para usar numa futura ampliação do pátio. Hoje não precisamos, mas no futuro teremos uma área pronta”, prevê Rubem Lima.

Andamento

O acabamento da fachada do terminal, com pastilhas e vidros, está em fase final. No saguão de embarque, os balcões de check-in estão concluídos, os espaços das lojas estão quase prontos, o sistema de ar condicionado está instalado, enquanto os sistemas elétrico, hidráulico e de Tecnologia da Informação avançam. Os pisos e forros também estão sendo assentados.

No terceiro andar, as demolições e colocações das estruturas metálicas na futura praça de alimentação estão em andamento, enquanto as salas administrativas estão recebendo os últimos retoques. O lado oeste do estacionamento está com marcação no piso e com os novos postes instalados, enquanto 25% das intervenções do lado leste estão avançadas, incluindo o trabalho de impermeabilização.



Fonte:
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/maior-obra-da-infraero-para-a-copa-aeroporto-de-manaus-esta-66-concluido
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