Conheça o exoesqueleto que pode ser usado por paraplégico para dar o pontapé inicial da Copa

Nicolelis está à frente do projeto que envolve 170 cientistas de várias partes do mundo e que pretende fazer com que o pontapé inicial do jogo de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014 seja dado por um jovem brasileiro com paralisia.
Isso será possível com a utilização do exoesqueleto - uma espécie de roupa mecânica - controlado por estímulos cerebrais. A interligação cérebro-máquina – pesquisada pelo projeto - possibilitará que o cérebro passe a incorporar o aparelho como parte do corpo.
No Brasil, o projeto Andar de Novo recebe o apoio da Agência Brasileira da Inovação (Finep), ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de financiamentos do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, fundado e coordenado por Nicolelis. O neurocientista também é professor titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA).
“A imagem da ciência brasileira ganhou proeminência internacionalmente nos últimos anos. Alcançar essa meta, na partida inaugural da Copa, mostra que nos preocupamos com a ciência como instrumento de inclusão”, afirmou Nicolelis em entrevista no dia 29 de junho deste ano no Centro Aberto de Mídia, montado no Rio de Janeiro durante a Copa das Confederações.

Fonte: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/conheca-o-exoesqueleto-que-pode-ser-usado-por-paraplegico-para-dar-o-pontape-inicial-da-copa